sexta-feira, 12 de abril de 2013
geração digital
As praticas arcaicas de gerenciamento processo de ensino e aprendizagem,
que ainda são visíveis na maioria das escolas, remontam a época em que esses
mesmos professores eram alunos da escola primaria. Assim, o que se vê na
maioria das salas de aula ainda e um professor que utiliza apenas uma caderneta
e quando muito, um caderno auxiliar de anotações, quando deveria estar usando
um notebook e as ferramentas web 2.0 da internet.
Como conseqüência desse processo arcaico de gerenciamento, muitos
professores evitam registrar as atividades solicitadas aos alunos, e alguns
evitam ate mesmo propor essas atividades, porque isso lhes demanda muito tempo
e muito trabalho.
O resultado disso e um ensino pobre por que prescinde de
critérios objetivos de analise e,consequentemente,não prove meio de tomada de decisão eficientes.
Temos hoje em dia tecnologias capazes de gerir enormes
quantidades de informação e de facilitar a analise desses dados por meio da computação.
O registro eletrônico das notas, atividades e tarefas também permite do
professor recuperar essas informações de forma rápida e organizada substituindo
com grande vantagem as anotações em papel.
Muito mais do que o acesso a computadores conectados a internet,
a inclusão digital também pressupõe sensibilizar para a realidade, estimular a
reflexão sobre essa realidade e a visão das oportunidades que ela oferece e
encaminhar para a conquista da cidadania.
Nos dias de hoje percebemos o quanto a tecnologia altera a sociedade,
a cultura e ate a ordem do conhecimento. As Mídias hoje invadem as casas de todos,
não conhecê-las nos tornam pessoas isoladas da sociedade. Tal realidade chama a
atenção dos jovens e muitas vezes parecem ser mais interessantes do que estar
em uma sala de aula com o velho giz e a lousa verde. Mas mesmo diante deste
quadro muitos professores ainda resistem a quebra de paradigmas com aulas inovadoras,
tem medo do que os computadores possam substituí-los,quando na verdade são
ferramentas essenciais para despertar o interesse do aluno pelo aprendizado.
A teoria
construtivista ,mostra que a aprendizagem e um processo de construção de
informação pelo discente que hoje tem mais facilidade na construção dos saberes
através da tecnologia,isso pode melhorar a qualidade do aprendizado quando as
ferramentas utilizadas pelos docentes e o envolvimento e a participação dos
discentes quanto as tecnologias utilizadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo quando você diz que as mídias invadem nossa casa. Estamos de portas abertas para que invadam e tragam sempre melhorias para o nosso dia-a-dia.
ResponderExcluir