sexta-feira, 12 de abril de 2013

geração digital


As praticas arcaicas de gerenciamento processo de ensino e aprendizagem, que ainda são visíveis na maioria das escolas, remontam a época em que esses mesmos professores eram alunos da escola primaria. Assim, o que se vê na maioria das salas de aula ainda e um professor que utiliza apenas uma caderneta e quando muito, um caderno auxiliar de anotações, quando deveria estar usando um notebook e as ferramentas web 2.0 da internet.
Como conseqüência desse processo arcaico de gerenciamento, muitos professores evitam registrar as atividades solicitadas aos alunos, e alguns evitam ate mesmo propor essas atividades, porque isso lhes demanda muito tempo e muito trabalho.
O resultado disso e um ensino pobre por que prescinde de critérios objetivos de analise e,consequentemente,não prove meio de tomada  de decisão eficientes.
Temos hoje em dia tecnologias capazes de gerir enormes quantidades de informação e de facilitar a analise desses dados por meio da computação. O registro eletrônico das notas, atividades e tarefas também permite do professor recuperar essas informações de forma rápida e organizada substituindo com grande vantagem as anotações em papel.
Muito mais do que o acesso a computadores conectados a internet, a inclusão digital também pressupõe sensibilizar para a realidade, estimular a reflexão sobre essa realidade e a visão das oportunidades que ela oferece e encaminhar para a conquista da cidadania.
Nos dias de hoje percebemos o quanto a tecnologia altera a sociedade, a cultura e ate a ordem do conhecimento. As Mídias hoje invadem as casas de todos, não conhecê-las nos tornam pessoas isoladas da sociedade. Tal realidade chama a atenção dos jovens e muitas vezes parecem ser mais interessantes do que estar em uma sala de aula com o velho giz e a lousa verde. Mas mesmo diante deste quadro muitos professores ainda resistem a quebra de paradigmas com aulas inovadoras, tem medo do que os computadores possam substituí-los,quando na verdade são ferramentas essenciais para despertar o interesse do aluno pelo aprendizado.
A teoria  construtivista ,mostra que a aprendizagem e um processo de construção de informação pelo discente que hoje tem mais facilidade na construção dos saberes através da tecnologia,isso pode melhorar a qualidade do aprendizado quando as ferramentas utilizadas pelos docentes e o envolvimento e a participação dos discentes quanto as tecnologias utilizadas.

Um comentário:

  1. Concordo quando você diz que as mídias invadem nossa casa. Estamos de portas abertas para que invadam e tragam sempre melhorias para o nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.